G-0DW8WW2J2K
Lider

Mais de 50 vagas em bolsas de graduação, mestrado e doutorado internacionais são abertas na PB

.

Por Denny Costa em 01/04/2024 às 17:10:23

Inscrições devem ser feitas pela internet, no site da Fapesq. Veja quais despesas são cobertas por cada tipo de bolsa e o destino dos estudantes. Novo passaporte

Jornal Nacional/Reprodução

O governo da Paraíba lançou, nesta segunda-feira (1º), três editais com a oferta de bolsas de graduação, mestrado e doutorado na modalidade internacional. As oportunidades fazem parte do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF).

Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Os editais estarão disponíveis nesta terça-feira (2), no site da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, em fapesq.rpp.br.

Bolsas de graduação

Para a graduação, estão sendo ofertadas 31 vagas, distribuídas da seguinte forma:

11 vagas para a Universidade Mondragón, na Espanha;

20 vagas para o Centro Universitário Warwickshire College And University Centre, no Reino Unido.

Para Mondragón, o candidato receberá apoio financeiro para instalação, deslocamento, saúde, material didático e serviços consulares. Estão destacadas as áreas de engenharias e tecnologia; educação; comunicação; humanidades e negócios.

Já para o Centro Universitário Warwickshire College e a University Centre, as vagas são para as seguintes áreas: Negócios e Gestão; Redes de Computadores e Cibersegurança; Desenvolvimento e educação nos primeiros anos; Horticultura Sustentável. Para Warwickshire College And University Centre, o candidato receberá mensalidade e auxílio para permanência, deslocamento, instalação, saúde e material didático.

Nessa modalidade, podem participar da seleção estudantes de instituições de ensino superior públicas da Paraíba que aderiram ao programa Paraíba sem Fronteiras, a exemplo de Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Bolsas de mestrado e doutorado

Para mestrado e doutorado sanduíche são 20 vagas, sendo 10 para cada um. Para a pós-graduação, podem participar da seleção estudantes de universidades públicas e da Unipê e Facene/Famene.

Para as bolsas referentes ao mestrado sanduíche, o período de mobilidade deverá ter duração máxima de 90 dias, podendo ser menor do que isso.

Já para as bolsas referentes ao doutorado sanduíche, o período de mobilidade deverá ter duração máxima de 180 dias, podendo ser menor ou prorrogável pelo mesmo período.

Os valores concedidos cobrirão despesas de manutenção do bolsista no país de destino como: mensalidade; auxílio permanência; auxílio deslocamento; auxílio Instalação; auxílio seguro-saúde.

Como se inscrever nas bolsas

Para se inscrever, o estudante deve preencher o formulário disponível no SIGFAPESQ, em https://sigfapesq.ledes.net/, e apresentar um plano de estudos, modelo disponibilizado no sistema de inscrições da Fapesq. Os benefícios não dependem das condições socioeconômicas dos candidatos.

O início das atividades no exterior está previsto para o segundo semestre de 2024 para a maioria dos cursos. A duração máxima é de um semestre acadêmico.

Em qualquer dos níveis, o estudante deve comprovar o nível de proficiência mínima B2 (falante independente intermediário), conforme Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), ou equivalente, no nível de competência linguística, no idioma o qual as aulas do curso serão ministradas.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte: Globo

Comunicar erro
Bono

Comentários