G-0DW8WW2J2K
Lider

Como ter uma gestação tranquila e proteger a saúde do seu bebê

.

Por Denny Costa em 05/02/2024 às 09:50:27

Especialista em gravidez de risco do Instituto SIM, Guilherme Carvalho

compartilha cinco cuidados essenciais para o período gestacional. Incorporar práticas saudáveis é importante para curtir cada instante dessa etapa única.

Freepik

Você sabia que a saúde do seu bebê começa antes mesmo dele nascer? A forma como você cuida da sua gestação pode influenciar o desenvolvimento dele por toda a vida, desde a infância até a idade adulta. Isso acontece por conta de um fenômeno chamado "epigenética".

Epigenética é o estudo de como o ambiente pode mudar a forma como os genes funcionam. Por exemplo, alguém que tem genes que podem causar pressão alta, problemas no coração e diabetes, pode evitar essas doenças se comer bem e se exercitar. E o que isso tem a ver com a gravidez? Se o ambiente não for adequado para a gestante, o bebê pode ter mais chances, ao longo da sua vida, de desenvolver uma série de problemas.

A assistência pré-natal é uma das áreas médicas que mais se atualizou na última década. Com ajuda do ginecologista e obstetra, especialista em gravidez de risco, Guilherme Carvalho, separamos cinco pilares fundamentais para uma gestação tranquila e para o gerenciamento de um bom ambiente que proteja a saúde do seu bebê.

Alimentação Saudável e Suplementação de Nutrientes

Não basta comer por dois, é preciso ter uma dieta de acordo com as suas necessidades. A alimentação saudável e a suplementação de micronutrientes são essenciais para garantir a saúde da mãe e do bebê durante e depois da gravidez.

Para o bebê crescer bem, muitas grávidas devem comer mais ferro, vitamina D, ômega 3 e outros nutrientes que nem sempre estão na comida.

"Um bom acompanhamento médico é essencial para evitar risco de complicações, pois a deficiência de vitaminas está diretamente relacionada à pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e prematuridade", explica o especialista.

A assistência pré-natal é uma das áreas médicas que mais se atualizou na última década.

Freepik

Atividade física

Movimente-se! A atividade física é benéfica em todos os períodos da gravidez, ajudando na prevenção de doenças como diabetes e hipertensão gestacional, além de contribuir para o desenvolvimento da placenta e melhor fornecimento de oxigênio para o bebê. O Instituto de Saúde Integrada da Mulher (SIM) aconselha a prática de, no mínimo 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos e atividades que fortaleçam os músculos.

Gerenciamento do Estresse

Se sentir estressada é um problema muito comum e sério na gestação, pois pode afetar tanto a saúde da mãe, quanto a do bebê. Quando nos estressamos, o corpo tende a liberar hormônios e substâncias inflamatórias que, durante o período gestacional, podem atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do feto - principalmente o cérebro.

Para ter uma gravidez livre de estresse, é importante cuidar da sua saúde física e mental. Adote hábitos saudáveis e curta cada momento dessa fase especial.

Higiene do sono

Você sabia que a qualidade do sono é tão importante quanto se alimentar bem na gravidez? Dormir bem é essencial para a mãe e o bebê, pois ajuda na recuperação do corpo e mente. Além de fortalecer o sistema imunológico, ajuda a regular os hormônios e contribui na redução do estresse e ansiedade.

A qualidade do sono durante a gravidez está diretamente relacionada ao fornecimento de nutrientes e oxigênio para o feto. Para garantir boas noites de sono, é importante seguir algumas dicas simples:

Evite comer e beber muito antes de se deitar.

Use travesseiros para apoiar a barriga e as pernas.

Mantenha o quarto escuro e silencioso.

Adote uma rotina evitando o uso de celular, computador e televisão na cama.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar a qualidade do seu sono e garantir um descanso adequado para você e seu bebê

Pré-Natal Integral

Um pré-natal completo e de qualidade é importante em todas as fases da gestação.

Freepik

Você quer ter uma gravidez saudável e tranquila? Então você precisa fazer um pré-natal completo e de qualidade, com um profissional que te oriente e te acompanhe em todas as fases da gestação.

"O pré-natal integral é aquele que não se limita a fazer exames e medir a pressão, mas também realiza um acompanhamento completo". É o que reforça Guilherme Carvalho, referência na Paraíba em parto humanizado e no cuidado da saúde da mulher em todos os momentos.

"Na fase mais importante da sua vida, procure ajuda de especialistas que procuram escutar, respeitar e esclarecer todas suas dúvidas. O papel de um bom médico é garantir que a mãe se sinta segura, confiante e feliz na sua gravidez" conta o médico.

INSTITUTO SIM – Instituto de Saúde Integrada da Mulher

Para os interessados, mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (83) 9338-6748 (João Pessoa) / 99344-8918 (Sousa) ou pelo perfil no Instagram @dr_guilhermecarvalho.

Guilherme Carvalho – CRM 7011 PB

Fonte: Globo

Comunicar erro
Bono

Comentários