G-0DW8WW2J2K
Lider

Secretaria de Saúde faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021 na Câmara de Santa Rita

Sessão especial ocorreu no plenário

Por Denny Costa em 06/10/2021 às 16:37:29

Em sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Santa Rita, nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Saúde apresentou aos pares da Casa Prefeito Antônio Teixeira e a população, a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021, referente aos meses de janeiro a abril.

O secretário de saúde, Luciano Carneiro, acompanhado por sua equipe, usou a tribuna para apresentar o levantamento da pasta. Os demonstrativos apontam um crescimento de atendimentos na Rede Municipal de Saúde de 9,05%, em relação ao mesmo período de 2020.

A rede assistencial de saúde de Santa Rita é composta por 110 unidades. No 1º quadrimestre de 2021, conforme informações do levantamento apresentado pela Secretaria de Saúde, foram realizados 190.407 atendimentos nos serviços de atenção básica, urgência e emergência, psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar, alta complexidade e vigilância sanitária.

O secretário de Saúde avaliou as ações do 1º quadrimestre como positivas. "As ações da secretaria de Saúde, neste 1º quadrimestre, foram muito positivas. Estivemos na Câmara para prestar nossos esclarecimentos, que é o nosso dever, para a população e aos vereadores, que são os nossos fiscais. Estamos em um período conturbado, devido à pandemia, mas estamos trabalhando juntos", disse o secretário.

O presidente da Casa, Cícero Medeiros (PP), destacou a importância da sessão especial para os parlamentares e toda a população de Santa Rita.

"O secretário de Saúde veio apresentar a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021 e explanar como todo o complexo está funcionando. Isso é muito importante para a Câmara, os vereadores e a população em geral. Todos os parlamentares tiveram a oportunidade de fazer suas perguntas e tirar dúvidas das demandas da população", afirmou Cícero.

Debate sobre a Saúde de Santa Rita

Filas nas USFs

Durante a sessão especial, os parlamentares da Casa trouxeram demandas da população e debateram com o secretário de Saúde sobre os temas. O vereador Naedson Graciano (Patriota) questionou sobre quais providências estão sendo tomadas, para evitar a formação de filas nos atendimentos das Unidades de Saúde da Família (USFs). Em resposta, o secretário afirmou que, para agilizar o atendimento, serão instalados prontuários eletrônicos em todas as unidades.

Otorrino

A vereadora Cristiane Aquino (Dem) - Tiane de Berg - usou a tribuna para perguntar a Luciano Carneiro sobre como é realizado o atendimento da população que precisa de atendimento de otorrino. O secretário explicou que o atendimento tanto é realizado no próprio município, assim como, dependendo da complexidade do caso, também é feito o encaminhamento para João Pessoa. Ele ainda disse que em Santa Rita são realizados os atendimentos mais básicos, como limpeza e desobstrução do ouvido.

CAPs para crianças

O vereador Jair Norberto (Pros), o Tenente Jair, levantou um tema de extrema importância para as mães que precisam de atendimento, para os seus filhos, no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs). O vereador perguntou ao secretário se existia algum estudo para a criação de um CAPs para crianças em Santa Rita. Conforme o secretário, o Ministério da Saúde não está liberando credenciamento para criação de unidades, mas que será autorizada a contratação de um psiquiatra infantil e, assim, atender as demandas até a instalação do CAPs.

Odontologia

Fácil acesso ao atendimento odontológico para a população de Santa Rita, foi a pauta abordada durante a sessão especial, pelo vereador Josivaldo Santana (Republicano). Sobre as ações desenvolvidas para atender as demandas da área, o secretário informou que foram contratados cerca de sete odontólogos e instaladas mais cinco cadeiras de atendimentos odontológicos neste mês. Na ocasião, Luciano Carneiro ainda informou que o Centro de Odontologia de Santa Rita funciona para atendimento de urgência e emergência aos sábados e domingos, até às 21h00.

Na sessão, além do secretário e sua equipe, e o presidente da Casa, Cícero Medeiros, estiveram presentes os vereadores Tenente Jair, Naedson Graciano, Josivaldo Santana, Luciano Serrano ( Nininho do Bode) e Cristiane de Aquino (Tiane de Berg).


Assessoria de Imprensa

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Bono

Comentários