G-0DW8WW2J2K
Lider

AGOSTO LILÁS: CÂMARA MUNICIPAL DE BAYEUX REFORÇA IMPORTÂNCIA DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Por João Nóbrega em 01/08/2022 às 17:29:18

Inicia neste mĂȘs de agosto, em todo o país, a campanha Agosto LilĂĄs, e a CĂąmara Municipal de Bayeux, através da Mesa Diretora e dos parlamentares, apoia a causa e luta pelo fim da violĂȘncia contra as mulheres. Criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nÂș 11.340/ 2006), sancionada em 7 de agosto de 2006, a campanha tem como objetivo inibir casos de abuso físico, sexual, psicológico, moral ou patrimonial contra as mulheres em todo o Brasil.

Em virtude das estratégias desenvolvidas, a campanha Agosto LilĂĄs é realizada anualmente em Bayeux, a fim de celebrar este marco jurídico, por meio de ações para a conscientização, mobilização da sociedade e instituição de medidas para coibir as formas de violĂȘncia contra a mulher, além de fomentar as denúncias de prĂĄticas ilegais.

Na cidade, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio dos parlamentares, vai estar realizando ações voltadas às ĂĄreas consideradas de vulnerabilidade para a qualidade de vida e autonomia das mulheres, tais como: educação e cultura, enfrentamento à violĂȘncia, saúde, trabalho e combate à pobreza.

Projeto de Lei e compromisso

Em junho deste ano, por exemplo, a CĂąmara Municipal a aprovou por unanimidade o PL nÂș 20/2022, de autoria do vereador Hermerson Caminhoneiro (PP), que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Enfrentamento ao Assédio e à ViolĂȘncia Política Contra Mulher, e adota outras providĂȘncias correlatas. Segundo os parlamentares, o projeto é muito importante para o momento atual.

Os vereadores também reforçam diariamente seus compromissos com as políticas públicas voltadas para as mulheres. Dani Dantas (Cidadania), França (PL) e Ró de Dedeta (PL), representantes femininas da Casa Severaque Dionísio, destacam que o mundo ainda tem muito o que evoluir, principalmente quando se trata da violĂȘncia contra essa parte da população.

Objetivo

O propósito da campanha e de todas as ações realizadas em Bayeux e requerimentos solicitados na Casa Severaque Dionísio é fazer com que as mulheres saibam que, não apenas durante a campanha, mas também durante todo o tempo elas tĂȘm uma rede de apoio que trabalha firme e forte por cada uma delas e que essa é uma luta conjunta onde, para salvar uma vida, é preciso que as pessoas não se calem e, sim, denunciem.

Como denunciar e Rede de Proteção

Denúncias de violĂȘncia contra a mulher podem ser feitas pelo180, 190 (emergĂȘncia), 195 (denúncia anônima) ou em uma delegacia. Bayeux também possui um núcleo especializado em apoio à mulher vítima de violĂȘncia doméstica, fruto de uma parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. O núcleo disponibiliza para as mulheres que integram a Rede de Proteção atendimento e encaminhamento psicológico, jurídico, social e também oficinas manuais.

Comunicar erro
Bono

ComentĂĄrios