G-0DW8WW2J2K
Lider

Artista plástico reproduz Pirâmide do Parque do Povo com peças de sucata, em Campina Grande

Por Denny Costa em 06/07/2022 às 06:26:15

William Nunes é de Campina Grande e decidiu homenagear a cidade criando uma réplica da Pirâmide do Parque do Povo com peças de sucata. Artista plástico reproduz Pirâmide do Parque do Povo com peças de sucata, em Campina Grande

Arquivo Pessoal/William Nunes

Quem conhece o São João de Campina Grande, na Paraíba, certamente já passou pela Pirâmide do Parque do Povo. O lugar, que atualmente concentra as apresentações de quadrilhas juninas e shows de trios de forró pé-de-serra durante os festejos, é um dos pontos altos do lugar e serviu de inspiração para um artista plástico da cidade, que a reproduziu em uma escultura de ferro, com peças de sucata.

LEIA TAMBÉM:

Veja o que acontece em cada um dos cinco palcos do Parque do Povo

William Nunes, de 45 anos, nasceu e mora em Campina Grande. Há oito anos ele divide a rotina profissional entre o trabalho em uma fábrica e a paixão por artes plásticas.

"Desde criança eu gosto de desenhar, mas sempre tive vontade de fazer escultura. Desenhos são planos, mas eu queria fazer algo que tomasse forma", disse.

Artista reproduz Pirâmide do Parque do Povo com peças de sucata, em Campina Grande

Ao longo do trabalho, ele tentou criar esculturas em madeiras e argila, até se aperfeiçoar em artes de ferro. O resultado chamou a atenção das pessoas e, agora, William também consegue adquirir renda através das esculturas.

"Comecei a juntar as peças e deu certo. Hoje trabalho em uma fábrica e também tenho várias encomendas pra fazer as esculturas", explica.

Réplica da pirâmide do Parque do Povo em peças de sucata

Arquivo Pessoal

Pirâmide do Parque do Povo no São João 2017 de Campina Grande

Demétrio Costa e Emanuel Tadeu/Top Midia Comunicação

Este ano, com o retorno das festas juninas, o artista decidiu homenagear Campina Grande, cidade d'O Maior São João do Mundo, com uma escultura que replica a Pirâmide do Parque do Povo. A ideia partiu das memórias afetivas que William tem do lugar.

"Foi a primeira vez que reproduzi um lugar da cidade. Aproveitei o São João porque tenho boas memórias do Parque do Povo, desde criança vou à Pirâmide ver as quadrilhas juninas, e sempre achei muito bonito", disse.

Durante o processo de criação, que durou cerca de duas semanas, William chegou a ir à Pirâmide do Parque do Povo para observar detalhes da estrutura que pudessem ser reproduzidos nos diversos ângulos.

Ele também analisou imagens do lugar para, a partir de então, fazer um esboço em desenho e iniciar a construção da escultura em peças de sucata.

Processo de criação da escultura durou duas semanas, diz William

Arquivo Pessoal

O trabalho teve como resultado uma escultura que mede 16cm x 31cm x 31cm, feita de metal de sucata. O telhado da arte foi feito de filtro de óleo de caminhão.

SÃO JOÃO 2022: saiba tudo sobre as festas juninas na Paraíba

Agora, a ideia do artista e continuar homenageando Campina Grande através da criação de várias esculturas de réplicas de pontos importantes da cidade, como o Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como Museu dos Três Pandeiros, e a estátua dos Tropeiros da Borborema.

"Esse trabalho é como uma terapia pra mim. Eu amo Campina Grande e aproveitei nosso São João pra começar a homenagear nossa cidade", finalizou.

William Nunes cria escuturas com peças de sucata, em Campina Grande, PB

Reprodução/Instagram

São João de Campina Grande

O São João de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, acontece anualmente entre os meses de junho e julho. Em 2022, o evento voltou a acontecer após dois anos de suspensão em virtude da pandemia da Covid-19.

O artista Genival Lacerda, morto em 2021 por sequelas da Covid-19, é o homenageado da edição 2022 d'O Maior São João do Mundo.

Vídeos mais assistidos da Paraíba

Fonte: Globo

Comunicar erro
Bono

Comentários