G-0DW8WW2J2K
Lider

Câmara de Santa Rita aprova requerimento que solicita construção de casas populares com recursos próprios

Por Denny Costa em 04/11/2021 às 21:16:28

A CĂąmara Municipal de Santa Rita aprovou, na sessão desta terça-feira (4), um pleito de extrema importĂąncia para os santarritenses que sonham em ter sua casa própria. De autoria do vereador Marinaldo da Silva (PSDB), o requerimento pede a realização de um estudo, junto à procuradoria jurídica da CĂąmara, para que seja analisada a possibilidade da construção de casas populares com recursos próprios da Casa Prefeito Antônio Teixeira. As residĂȘncias seriam destinadas para as famílias carentes de Santa Rita.



Junto com vereador Aderaldo (Avante), conhecido como Kinho de LerolĂąndia, o vereador Marinaldo ainda solicitou a Mesa Diretora que seja estudada a possibilidade de doações de cestas bĂĄsicas para famílias carentes de Santa Rita.



A preocupação com o aumento dos números de casos da dengue, doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti, em Santa Rita, também foi debatida durante a sessão. O vereador Josivaldo de Santana (Republicano) requereu a Secretaria de Saúde do Municipio que o carro que fumacĂȘ passe com mais frequĂȘncia nas ruas da cidade.



"Estamos vendo constantemente que os casos estão aumentando [da dengue]. Essa é a nossa maior preocupação. O pedido é para ajudar a prevenir novos casos e diminuir as incidĂȘncias da doença", disse o vereador Irmão Josivaldo.


O fumacĂȘ é uma estratégia encontrada para controlar as populações de mosquitos. Consiste em passar um carro que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico, segura para a saúde humana, que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya.



O Irmão Josivaldo ainda solicitou a instalação de um Programa de Saúde da Família (PSF) em AguiarlĂąndia, no Bairro de Marcos Moura, para agilizar o atendimento à população da região e dos loteamentos adjacentes.



JĂĄ os vereadores Célio Rufino (Podemos) e Fagner Santos (PTB), popularmente conhecido como Boquinha, solicitaram a Secretaria de Infraestrutura que fiscalize e interdite as ocupações irregulares ao redor do campo de futebol O Bandeirão, popularmente conhecido como campo do Botafogo, em Tibiri II.



"O pedido é para que não existam mais ocupações irregulares na cidade. Os espaços são ocupados, vai se permanecendo e não existe fiscalização. Sei que nosso território é extenso, mas não podemos deixar que as nossas ĂĄreas públicas sejam ocupadas", explicou Célio Rufino.



O vereador Alysson Gomes (PSL) comentou o requerimento e explicou: "não somos contra o comércio, mas a ocupação de forma desordenada. Pois acabamos ficando sem espaços para o lazer".



Pavimentações de ruas



Os pares da Casa também apresentaram requerimentos solicitando melhorias nas ruas da cidade. O vereador Tenente Jair requereu o calçamento das ruas Úrsula Ribeiro Coutinho, Demócrito de Souza Filho, Cristovão Colombo e a Maria Nazaré Cabral, localizadas no Loteamento Planalto, no bairro de Tibiri II. JĂĄ o vereador Severino Farias (Podemos) solicitou o calçamento da Rua Dom Pedro II, no Tibiri Fabrica.



Voto de pesar



O vereador Cícero Medeiros requereu um voto de pesar pelo falecimento da Irmã Antonietta Defranceso, que morreu na última terça-feira (2), após sofrer um mal súbito, na praia de Lucena. A Irmã Antonietta, conhecida como a mãe acolhedora dos desamparados, dedicou sua vida à caridade e a fazer o bem ao próximo. Em 2009, ela fundou o Centro de Formação Educativo ComunitĂĄrio (CEFEC), que fica localizado no bairro de Marcos Moura.



A instituição promove atendimentos educativos, sociais, preventivos e profissionais a crianças, adolescentes, jovens e adultos de Santa Rita em situação de risco e vulnerabilidade social.

O voto de pesar foi aprovado por todos os pares da Casa, que também fizeram um minuto de silĂȘncio em homenagem a Irmã Antonietta.

Comunicar erro
Bono

ComentĂĄrios