G-0DW8WW2J2K
Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux promoveram, nesta quinta-feira (28), mais uma sessão ordinária para analisar e votar projetos que beneficiem a população da cidade. Na pauta, a maior parte dos pedidos foi voltada à infraestrutura e planejamento do município, desde iluminação, tapa-buraco, limpeza de ruas, construção de praça, entre outros. No total, 10 requerimentos foram aprovados pelos parlamentares. A sessão foi presidida pelo vereador Noquinha (PTC) e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).
Um dos principais pedidos aprovados nesta quinta foi o do vereador Luciano do Impacto Som (PV), que requer que seja encaminhado um expediente à Secretaria de Infraestrutura, solicitando a implantação da operação caca-treco. De acordo com o parlamentar, por toda a cidade existem objetos descartados irregularmente pelos moradores e que precisam ser recolhidos para evitar o acúmulo de lixo nos bairros. Outro requerimento aprovado foi o do pastor Josimar Varsalle (PP), que solicita a refoma do Clube das Mães Severina Rita do Rosário, na rua Marcionila Maria.
O vereador Cal do Sesi (PTB) teve aprovado o requerimento para a adoção de providências, junto a Secretaria de Planejamento, com relação ao projeto de construção de uma Praça Pública no Residencial Darcila Borges. Os vereadores também aprovaram o pedido de Hermerson Caminhoneiro reiterando a solicitação de desobstrução e manutenção das galerias fluviais das principais ruas do bairro do Mário Andreazza por, de acordo com o parlamentar, "ser uma reivindicação dos moradores daquele bairro, que encontram grandes dificuldades pela falta de manutenção".
Adriano do Táxi (PL) requereu à Energisa a troca de um poste na rua Escritor Olavo Bilac, no Mário Andreazza; Bel Soldado (DEM) solicitou a realização de serviços de iluminacão do Ginásio Almir Domiciano, no loteamento Comercial Norte; Cal do Sesi pediu uma Operação Tapa-Buraco na rua lmaculada Conceição, no bairro da Imaculada, e a capinação e limpeza em geral na rua Gustavo Marciel Monteiro, no bairro Jardim São Vicente; Hermerson Caminhoneiro solicitou reformas urgentes no ginásio Adailton Aprigio do Nascimento; pastor Josimar solicitou tapa-buraco e aterro na rua Princesa Isabel, no Mário Andreazza. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.
Tempo verbal
Na tribuna, o vereador Betinho da RS (PDT) solicitou à gestão municipal um relatório sobre o andamento das emendas impositivas para saber o que já foi atendido em qual estágio está a destinação das verbas. O parlamentar contou que é de seu conhecimento que o Zoonoses, que recebeu emendas para sua estruturação, está até sem luvas para os procedimentos. "Precisamos realizar uma campanha de castração e para isso o Zoonoses deve estar estruturado, por isso precisamos saber a quantas anda esse processo", informou. Betinho ainda pediu que seja colocado em pauta o mais rápido o projeto que estabelece a remissão parcial das dívidas dos comerciantes da cidade.
Nildo da Casa Branca (PTB) aproveitou que neste dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação para falar sobre a importância da capacitação dos moradores de Bayeux. O vereador, que mantém o projeto Capacita Bayeux, informou que seu objetivo é capacitar cada vez mais pessoas. "Investir em educação é investir no futuro. Estou pagando três cursos superiores que em breve serão ofertados junto ao nosso projeto e estou muito feliz com isso", disse Nildo. Celeridade na reforma das escolas, limpeza de galerias no Rio do Meio, entre outros temas também foram colocados em pauta pelos parlamentares.